terça-feira, 18 de outubro de 2011
1195523-10-1318517543974_large

Não é novidade para quem mora em Manaus saber que o preço da passagem de ônibus irá aumentar (se já não aumentou) de 2,25$ para 2,75$ sob os mesmos argumentos de que falta dinheiro para asfaltar as ruas e oferecer uma melhoria no sistema de transportes públicos de Manaus. Quem me acompanha de perto, sabe o quanto eu tenho comentado sobre isso já que não acho justo pois nossos impostos são altos e a qualidade no sistema de transporte público é pessima há tempos já que tem muito ônibus cacareco rodando a cidade a mais de 10 anos tendo apenas a pintura renovada.

Como sempre, muita gente não faz nada além de reclamar e espera que somente os estudantes da cidade reivindiquem pela tarifa anterior, já que quando esse tipo de coisa acontece somente nós, os estudantes, vamos às ruas reclamar por melhorias e pedir que o preço se mantenha estável.

Tendo como base isso, o que mais me chamou a atenção foi a parte de cima disso tudo que muitas das vezes acaba sendo esquecida. Os governantes/presidentes/senadores fazem tudo isso porque foram eleitos pela população de uma forma democrática, pois o voto no Brasil é secreto e obrigatório.

Durante a campanha eleitoral de 2010 haviam vários comerciais na Tv que falavam da importância do voto e de saber escolher bem aos seus candidatos, uns mais criativos que outros até. Eles repetiam muito com o intuito de entrar na cabeça do eleitor dizendo "escolha bem aos seus candidatos pois eles vão ficar no poder por 4 anos".

É um direito seu escolher em quem votar e ninguém pode tirar isso. Quero atentar para o fato do voto em branco, que,  do meu ponto de vista (diga-se), significa que você está deixando outras pessoas escolherem os candidatos por você. Abrindo mão de uma coisa que foi conquistada com muita luta pelos nossos antepassados. Mesma coisa quando você "vende" o seu voto, quem garante que o candidato que te paga pra votar nele irá fazer tudo aquilo que ele promete nas campanhas?

Há um argumento que todo mundo usa que é o de que todo candidato promete as mesmas coisas quando na verdade quer embolsar um dinheiro depois de eleito. Isso acontece porque eles irão lidar com finanças e, como estamos acostumados a ver escândalos na tv, achamos que os próximos farão o mesmo. Existem candidatos bons, que querem alguma coisa com a população. Se você ainda assim achar que todos são ruins, escolha pelo "menos pior", o que irá causar menos estragos e mais ação. Fora que, há alguns candidatos no poder que já são "figurinhas repetidas" em nosso cenário, pessoas que já estiveram ou estão no poder mais de uma vez independente de tantos escândalos que ecoam na tv mas que em época de eleição aparecem com uma cara de pau incrível dizendo que irão lutar contra a corrupção.

Nas próximas eleições procure escolher candidatos que tenham compromisso com a sociedade, seu voto é importante e a opção de escolha é somente sua, de direito. Lute pelos seus direitos e não se cale diante da impunidade, pois o mal prevalece quando os bons nada fazem.

3 comentários:

Erico_CR disse...

A passagem não vai mais aumentar (por enquanto), porque o Amazonino quis tirar a gratuidade da passagem pros idosos, e isso é contra a lei.

Natália disse...

Ele se lascou :P

Ricardo Galvão disse...

Wow, gostei muito do texto! Espero que possamos nos lembrar quão importante é o voto, sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...